Anis Estrelado

Ilicium verum

Embora seja muito utilizado na culinária para conferir um sabor adocicado a algumas preparações, o anis-estrelado também apresenta vários benefícios para a saúde devido aos seus componentes, especialmente o anetol, que parece ser a substância presente em maior concentração.

Para que serve?

Prevenir gripe

O anis-estrelado é um depósito natural de ácido xiquímico, . Este remédio é usado para prevenir e tratar infecções pelos vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B [2], que são responsáveis pela gripe.

Combater infecções por fungos

Rico em anetol, o anis-estrelado tem forte ação contra vários tipos de microrganismos, incluindo os fungos. O extrato de anis-estrelado é capaz de inibir o crescimento de fungos como Candida albicans, Brotytis cinerea e Colletotrichum gloeosporioides.

Eliminar infecções bacterianas

Além da função contra fungos, o anetol do anis-estrelado também impede o desenvolvimento de bactérias que são responsáveis por vários tipos de infecções, como gastroenterite, infecção urinária ou infecção de pele.

Fortalecer o sistema imune

O poder antioxidante do anis-estrelado pareça ser inferior ao de outras plantas aromáticas, esta ação continua ajudando a fortalecer o sistema imune, já que elimina radicais livres que atrapalham o correto funcionamento do corpo.

Eliminar e repelir insetos

Foi identificado que a especiaria tem ação inseticida e repelente contra alguns tipos de insetos. Em laboratório, foi confirmada sua ação contra as "moscas das frutas", baratas germânicas, besouros e até pequenos caramujos.

Facilitar a digestão e combater gases

O anis-estrelado possui ação carminativa e anti-inflamatória e, por isso, pode ser consumido após refeições muito pesadas e gordurosas, pois é capaz de facilitar a digestão e de evitar o acúmulo de gases no estômago e no intestino.

Como usar o anis-estrelado?

A forma mais popular de utilizar o anis-estrelado é incluir o fruto seco em algumas preparações culinárias, já que é uma especiaria bem versátil que pode ser utilizada para preparar pratos doces ou salgados. No entanto, o anis-estrelado também pode ser utilizado na forma de óleo essencial, que pode ser comprado em algumas lojas naturais, e pode ser utilizado na aromaterapia ou para fazer inalações, dependendo do objetivo do seu uso.

Como preparar o seu chá

Colocar o anis-estrelado na água fervente e deixar repousar 10 minutos. Depois coar o anis-estrelado, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia. Para melhorar ou alterar o sabor, também pode ser adicionada uma rodela de limão, por exemplo.

 

Quem não

deve tomar

anis-estrelado está contraindicado para pessoas com hiperestrogenismo, hipersensibilidade, grávidas, mulheres em fase de amamentação e crianças, pois até o momento não foram realizados estudos nessa população sobre os efeitos a médio e longo prazo do uso do anis-estrelado e, assim, não é possível indicar que o uso dessa especiaria é seguro.

Possíveis efeitos colaterais

O anis-estrelado é considerado seguro, especialmente quando usado na preparação de receitas. Já o consumo de altas quantidades do chá de anis-estrelado pode causar dermatite de contato e náuseas. No caso do óleo essencial, se aplicado diretamente na pele, poderá causar irritação da pele.

Saiba mais...

plugins premium WordPress