Agoniada

folhas e flor

Plumeria lancifolia

Os benefícios da planta agoniada estão relacionados com suas propriedades anti-inflamatória, analgésica, sedativa, antiespasmódica e laxante.

Para que serve?

Tratar problemas menstruais

Por ter ação anti-inflamatória e estimulante dos ovários, também pode ser usada no tratamento de inflamações no útero, alguns tipos de corrimento vaginal, ausência de menstruação, e ciclo menstrual desregulado.

Aliviar sintomas respiratórios

A planta agoniada pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de alguns problemas respiratórios, nomeadamente asma e bronquite, além de aliviar sintomas como tosse e coriza, devido às suas propriedades antiasmáticas e anti-inflamatórias.

Proteger o estômago

Por ter ação protetora da mucosa gástrica, a agoniada também ajuda a proteger o estômago, evitando problemas como desconforto ou dor na parte superior do abdômen, má digestão e gastrite.

O chá de agoniada ajuda a engravidar?

A agoniada proporciona uma limpeza do endométrio em mulheres com problemas para engravidar e pode ajudar a regular o ciclo menstrual. Para mulheres que acabaram de ter bebê essa mistura é uma grande aliada, porém deve ter cautela, apenas recomendado o uso do chá.

Como preparar o seu chá

Para fazer o chá usando as flores, deve-se colocar a água em uma panela e deixar ferver. Em seguida, tirar a panela do fogo e colocar as flores. Tampar, deixar repousar por 5 minutos e depois coar e consumir 3 a 4 vezes ao dia.

Quem não

deve tomar

A agoniada não é recomendada para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, a agoniada também não deve ser usada junto com bebidas alcoólicas, pois podem potencializar os efeitos da planta. cardíacos graves ou que usam remédios anticoagulantes, anti-hipertensivos ou antidepressivos. Nesses casos, deve-se consultar o cardiologista ou o psiquiatra antes do seu uso.

Possíveis efeitos colaterais

O uso em excesso da agoniada pode levar ao surgimento de alguns efeitos colaterais como aumento do fluxo menstrual, aborto ou diarreia. Por isso, é recomendado que o uso da planta seja feito apenas com orientação de um médico ou fitoterapeuta.  

Saiba mais...

plugins premium WordPress