Alfazema

Lavandula angustifolia

A alfazema é uma planta medicinal, muito utilizada para auxiliar no tratamento da ansiedade, depressão, má digestão ou até picadas de inseto, devido às suas propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas.

Para que serve?

Diminuir a ansiedade e agitação

A alfazema é rica em óleos voláteis que ajudam a diminuir a ansiedade e a agitação, pois têm ação calmante e sedativa, e por isso, pode ser usada para complementar o tratamento médico.

Reduzir a pressão arterial

A alfazema, na forma de óleo essencial, quando usada em aromaterapia pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Desta forma, a alfazema pode ser usada para ajudar no tratamento médico da pressão alta.

Diminuir a febre

A alfazema pode ajudar a diminuir a febre lentamente, pois possui a propriedade de reduzir a temperatura corporal.

Estimular a cicatrização de aftas

Devido suas propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e analgésicas, a alfazema ajuda a estimular a cicatrização de aftas, além de reduzir a dor, a inflamação, irritação e o tamanho das aftas.

Estabilizar o batimento cardíaco

A alfazema pode ajudar a estabilizar o batimento cardíaco e a diminuir a excitação do coração, sendo útil para auxiliar no tratamento da palpitação cardíaca, especialmente quando usada na aromaterapia.

Promover o relaxamento

A alfazema possui propriedades calmantes e sedativas, que promovem o relaxamento do corpo, além de reduzir a ansiedade.

Combate a inflamação

O consumo de chá de alecrim também é excelente para combater a inflamação e aliviar a dor, o inchaço e o mal estar. Por isso, pode ajudar a combater a inflamação no joelho, a tendinite e, inclusive, a gastrite, que é a inflamação no estômago.

Melhorar a qualidade do sono

A alfazema ajuda a melhorar a qualidade e a duração do sono e a combater a insônia, por ter ação calmante que melhoraram o relaxamento do corpo e reduzem a agitação.

Reduzir o estresse

A lavanda ajuda a reduzir o estresse, pois possui propriedades calmantes, sedativas e relaxantes.

Combater a depressão

Devido suas propriedades ansiolíticas e antidepressivas, a alfazema pode ajudar no tratamento da depressão e da ansiedade, pois promove o relaxamento do corpo e acalma, além de melhorar a qualidade do sono.

Qual a finalidade do banho quente com alfazema?

O banho quente com alfazema possui um excelente efeito relaxante, calmante e tranquilizante que ajuda no tratamento do excesso de estresse, ansiedade e problemas de sono. Para preparar um banho de alfazema, basta adicionar à água quente 100 g de flores secas de alfazema ou 6-7 gotas de Óleo essencial da planta.

Como preparar o seu chá

Adicionar as flores de alfazema na xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber. Este chá deve ser bebido até 3 vezes por dia, sendo recomendado tomar após cada refeição principal.

 

Quem não

deve tomar

A alfazema não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos, pessoas com gastrite, úlceras gástricas. Assim como não é indicada para mulheres grávidas ou amamentando.

Como pode causar sonolência, a ingestão da alfazema não é recomendada durante a condução de veículos ou máquinas pesadas.

Possíveis efeitos colaterais

O principal efeito colateral da alfazema é a sonolência, devido ás suas propriedades relaxantes e calmantes, mas isto apenas se verifica quando esta é ingerida em excesso.

Saiba mais...

plugins premium WordPress